Como melhorar sua compreensão de texto em inglês

Quando você tentar ler um texto em inglês, mesmo sem dominar o idioma, uma das principais coisas que você deve fazer é passar os olhos pelo texto e reconhecer as palavras que você já sabe. Foque em um parágrafo de vez e veja se você consegue inferir o que está sendo informado. Releia o título do artigo/história/notícia, sobre o que ou quem é o texto? Agora, veja se você consegue identificar os verbos utilizados no texto. Eles estão no presente? No passado? No gerúndio? Há vários tempos verbais? Qual é o objetivo do texto? Contar uma história? Uma notícia? Um artigo científico?

É virtualmente impossível saber TODAS as palavras existentes em um idioma. Mesmo em nossa língua mãe, sempre haverá palavras que nunca vimos na vida. Geralmente, porém, conseguimos entender a mensagem que está sendo passada, mesmo não sabendo o significado de uma ou outra palavra.

Mesmo quando seu inglês já for "top de linha", você vai deparar com palavras que não conhece. Nesses casos, releia a frase e vejas e você consegue "adivinhar" o significado da palavra em questão. Releia o que foi dito antes e o que é dito depois da frase com a palavra desconhecida. Na maioria das vezes, essa técnica ajuda, mas é normal não conseguirmos simplesmente descobrir o significado de uma palavra desconhecida. Aí um bom dicionário cai bem, é claro.

Como não se pode utilizar dicionários em vestibulares e outras provas para certificação (TOEFL, TOIC, CPE, etc.), é importante estar preparado para enfrentar textos com vocabulário novo, muitas vezes bastante difícil. Nesses casos, preparar-se para tais exames é fundamental. Primeiro, para familiarizar-se com o formato da prova; segundo, para adquirir vocabulário novo; terceiro, para praticar a técnica de inferência - descobrir o significado de uma palavra desconhecida pelo contexto.